Empresa especializada na capacitação profissional e desenvolvimento de negócios, dentro do seguimento HPC (Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos)

Treinamento Especializado para Equipe de Vendas

Como já foi dito anteriormente, para que se possa crescer no mercado HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), temos que trabalhar corretamente os três Pilares:

Desses três pilares, todos são fundamentais para o crescimento das vendas no mercado HPC, mas o atendimento ao cliente é o principal. De nada adianta termos uma loja muito bem layoutizada, com um mix de produtos adequado, se o atendimento ao cliente não for ativo e o conhecimento das categorias dos produtos não existir.

Da mesma forma que estamos evoluindo e aprimorando o layout da loja, o mix de produtos, as margens de ganho, temos também que aprimorar o nosso atendimento ao consumidor.

A farmácia está acostumada a atender o consumidor por causa do medicamento. E como funciona o atendimento nesse setor? O consumidor entra na loja e vai direto até o balcão, procurando um atendente, balconista ou mesmo um farmacêutico. O consumidor então expõe a sua necessidade e o atendente vende um produto que consumidor veio buscar. Nesse modelo de venda, o consumidor entrou sabendo exatamente o que veio buscar e foi apresentada a exata solução do problema. Também vale lembrar que quando falamos de venda de medicamento, o consumidor geralmente está comprando algo que é para tratar um dor, uma doença ou um problema físico. Nessa hora o consumidor está querendo resolver rapidamente seu problema, com o menor custo possível, pois “gastar” com remédio é algo que não agrada.

Dentro do mesmo ambiente da farmácia, este mesmo consumidor, ao resolver seu problema através do medicamento, se depara com o ambiente da Perfumaria, aonde os produtos são voltados para beleza, saúde e bem-estar. Então devemos entender que o mesmo consumidor que comprou o medicamento pensando no gasto que teve, é o mesmo que tem total desejo em ficar bonito(a), mais arrumado(a) etc. Nessa hora, aquele pensamento de ter gastado com medicamento, dá espaço em investir na sua beleza e aparência, ou seja, o consumidor deixa de fazer uma compra racional e passa a fazer uma compra emocional. E quando nós usamos nosso lado emocional para comprarmos, não fazemos conta do valor e sim dos benefícios que os cosméticos nos proporcionam. Mas para que isso aconteça, devemos estar preparados para este momento e entender um pouco mais das categorias de produtos do mercado HPC e suas características. Os atendentes, balconistas e vendedores de uma farmácia não terem esse pleno conhecimento do mercado HPC, fará com que as vendas das farmácias fiquem restritas somente a produtos básicos e a itens que o cliente já entrou para comprar. Se realmente queremos aumentar nossas vendas com mais produtos e com produtos mais elaborados e consequentemente mais caros e rentáveis, devemos aumentar também nosso nível de conhecimento e atendimento ao consumidor. Para auxiliar nesse processo, precisamos capacitar a equipe de vendas da farmácia. Assim a farmácia terá seus atendentes muito mais bem preparados para conhecer o mercado HPC, capacitados para atender melhor os consumidores e consequentemente aumentar as vendas. Esse mercado é muito dinâmico e sempre vive com novidades de produtos. Então é necessário o conhecimento dos produtos e seus benefícios para o pleno atendimento ao consumidor e consequentemente aumento constante de vendas.

Cronograma de Treinamento

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